Mensagem do dia ~*

“Quando a última árvore tiver caído,
quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado,
vocês vão entender que dinheiro não se come.”

Greenpeace

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Energia Hidrelétrica!

Energia Hidrelétrica



Como vimos na introdução sobre energia, sabemos que uma das formas de obtermos energia é através de hidrelétricas, sendo que esta é uma das formas menos poluentes, pois ela não gera resíduos que poluem o meio ambiente.
A
energia hidrelétrica é concebida a partir da força das águas e normalmente utilizamos rios para impulsionar suas turbinas, além dos desníveis do relevo e quedas construídas pelo homem ajudam nesse processo.

Por isso dizemos que essa forma de obter energia é menos agressiva ao nosso ambiente do que a do petróleo ou a do carvão ela é também mais barata do que outras como a energia nuclear.

Claro que essa forma de gerar energia também tem seus pontos negativos, pois ela pode causar danos ao ambiente e aos seres vivos, pois ela necessita da construção de enormes reservatórios que represam as águas de rios de modo que formem quedas responsáveis por movimentar as turbinas, e por esse motivo enormes áreas são inundadas, cobrindo florestas, matando animais, comprometendo rios menores e seus peixes e provocando alterações nas características climáticas, hidrológicas e geomorfológicas locais.

Para que este tipo de geração de energia seja possível é necessário que se tenha rios com grande volume de água e corram sobre relevo do tipo planalto, propiciando assim as famosas quedas de água; e é por esse motivo que nem todos países tem condições naturais para a implantação das usinas hidrelétricas.




A energia hidrelétrica no Brasil e no mundo ...

A fonte de energia através de hidrelétricas começou a ser utilizada por volta de 1860, na Europa, entretanto o seu uso foi efetivamente difundido após a Segunda Guerra Mundial quando inúmeras usinas foram construídas.
Nos dias de hoje sabemos que a utilização desse tipo de energia corresponde a apenas 2,5% do total da energia usada no mundo e 15% da eletricidade gerada no mundo são oriundas dessa fonte, ou seja, a participação desse tipo de geração de energia ainda é, de certa forma, modesta.

O Brasil, devido a enorme quantidade de rios que possui em seu território, tem a maior parte da sua energia elétrica disponível proveniente de grandes usinas hidrelétricas. E por isso na lista de países que utilizam essa forma de obter energia, o Brasil se encontra apenas atrás do Canadá dos Estados Unidos, dessa forma o terceiro maior do mundo em potencial hidrelétrico. Outro país que possui grande potencial para geração de energia hidrelétrica é a Rússia.

Estes países possuem este potencial, pois seus territórios são de dimensões continentais e abrigam uma grande quantidade de rios.

No Brasil, a geração hidráulica é responsável por cerca de 40% da oferta interna de energia, percentual ligeiramente superior ao do petróleo e do gás natural somados que é de 37%, e por mais de 90% do suprimento de eletricidade no país.

O país possui 403 usinas em operação e 25 em construção, além de mais de 3.500 unidades registradas no Sistema de Informação do Potencial Hidrelétrico Brasileiro, em fases diversas de avaliação ou planejamento; e as bacias brasileiras com maior potencial hidrelétrico são a do Paraná (59.183MW) e a do Amazonas (105.440MW).

A maior usina hidrelétrica do mundo está situada no rio Paraná, a Usina de Itaipu Binacional, que foi um empreendimento conjunto do Brasil e do Paraguai, com potência instalada de 12.600 megawatts.

Funcionamento de uma usina Hidrelétrica

Uma usina hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.

A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potencial gravitacional da água contida numa represa elevada, e antes dela se tornar energia elétrica, a energia primária deve ser convertida em energia cinética de rotação, sendo que o dispositivo que realiza essa transformação é a turbina.

Esta turbina consiste basicamente em uma ro

da dotada de pás, que é posta em rápida rotação ao receber a massa de água; e o último elemento dessa cadeia de transformações é o gerador, que converte o movimento rotatório da turbina em energia elétrica. Essa energia elétrica é transmitida então para uma ou mais linhas de transmissão que é interligada à rede de distribuição.

Um sistema elétrico de energia é constituído por uma rede interligada por linhas de transmissão (transporte); e nessa rede estão ligadas as cargas (pontos de consumo de energia) e os geradores (pontos de produção de energia). Uma u

sina hidrelétrica é, portanto, uma instalação ligada à rede de transp

orte que injeta uma porção da energia solicitada pelas cargas.



Usinas H

idrelétricas "Brasileiras"

Usina Hidr

elétrica de Tucuruí

A Usina Hidrelétrica de Tucuruí constitui uma das maiores obras da engenharia mundial é a maior usina hidrelétrica potência 100% brasileira (8.370 MW), localizada a cerca de 400 km de Belém no estado do Pará, município de Tucuruí. foi construída para a geração de energia elétrica e para tornar navegável um t

recho do rio Tocantins de corredeiras, ultrapassadas através de uma eclusa. A extensão total da barragem de terra tem 11 km.



Usina Hidrelétrica de Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é a maior usina hidrelétrica em operação no mundo, porém ela não pode ser considerada Brasileira, e sim uma Binacional pois ela foi construída pelo Brasil e pelo Paraguai.

Ela está localizada no rio Paraná, trecho de fronteira entre esses dois países, 14 quilômetros norte da Ponte da Amizade. A área do projeto se estende desde Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai; até Guaíra, no Brasil, e Salto del Guai´ra, no Paraguai.


A potência instalada nessa usina hidrelétrica é de cerca de 12.600 MW, o que a torna responsável pelo suprimento de mais de 80% da energia elétrica consumida em todo o Paraguai e cerca de 30% do abastecimento das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, regiões que concentram cerca de 65% da população brasileira


9 comentários:

  1. VoÇES SABEM PRA ONDE VAI A ENERGIA DAS HIDRELETRICAS DO RIO MADEIRA? Eu queria saber porque existem varias cidades com energia precaria em Rondonia, queria saber se eles vão manda para essas cidades.

    ResponderExcluir
  2. bom oi tudo bem ñ sei se é a minha distração mas li todos os texto e ainda e ainda nao sei qual a energia usada em rôdonia pf alguem pode me responder e a hidreletrica ?

    ResponderExcluir
  3. pq esse negocio de prove que ñ e um robô ????

    ResponderExcluir
  4. aff q lixoo ali não tinha nada q eu queria

    ResponderExcluir
  5. vocessao muito espertos????????

    ResponderExcluir
  6. gostei muito valeu?????????????????????????

    ResponderExcluir
  7. Por que a energia hidrelétrica não e tão utilizada em outros paises? Gostaria de saber

    ResponderExcluir