Mensagem do dia ~*

“Quando a última árvore tiver caído,
quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado,
vocês vão entender que dinheiro não se come.”

Greenpeace

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O Carvão Mineral

O carvão mineral é uma fonte de energia que é fabricada desde a Era Paleozóica (+/- 500 milhões de anos). É um combustível de origem fóssil (formado a partir da fossilização de materiais orgânicos, principalmente madeira). Ele é encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração. Porém, antes de absorver mais conhecimento sobre essa fonte energia, você deve se lembrar que carvão mineral não é a mesma coisa que carvão vegetal; não se confunda, pois o carvão vegetal é aquele que você usa aos domingos para fazer o churrasco!

O carvão mineral é usado desde a 1ª Revolução Industrial e sabemos que é composto por: carbono (grande parte), oxigênio, hidrogênio enxofre e cinzas.
Existem no mundo quatro tipos de carvão mineral, dependendo do tempo de fossilização: o conhecido como Hulha, o Antracito, o turfa e o linhito.

Tipos:

- Linhito:- carbono ......... 65,0 a 75,0 %- hidrogênio ..... 5,0 %- oxigênio ........ 16,0 a 25,0 %

- Hulha:- carbono ......... 80,0 a 85,0 %- hidrogênio .....4,5 a 5,5 %- oxigênio .......12,0 a 21,0 % (no carvão sub-betuminoso)e 5,0 a 20,0 % (no carvão betuminoso).

- Antracito:- carbono .......... 90,0 %- hidrogênio ......3,0 a 4,0 %- oxigênio ......... 4,0 a 5,0 %

- Turfa:- carbono .......... 60,0%- hidrogênio ....... 5,5 %- oxigênio ......... 32,0 %

O carvão mineral vira energia quando queimado.
Com o desenvolvimento da indústria automobilística no século XX, pouco a pouco o carvão foi cedendo lugar ao petróleo como grande fonte de energia mundial.
Em 1980, cerca de 97% da energia consumida no mundo era proveniente do carvão, mas, em 1970, somente 12% desse total provinha desse recurso natural. Após a crise do petróleo, em 1973, a elevação dos preços do óleo fez com que o carvão fosse novamente valorizado, ao menos em parte, e seu consumo voltou a subir um pouco, representando aproximadamente 23% da energia total consumida no mundo, em 2004.

Como já sabemos, o carvão mineral é uma fonte de energia suja e causa danos a natureza por alguns motivos, como por ter uma grande quantidade de H2SO4, ou seja, contribui na formação de chuva ácida. Já se sabe também que quando o carvão mineral é queimado para ser transformado em energia, a libertação de dióxido de carbono causa poluição na atmosfera, agravando o aquecimento global. Na década de 1950, a poluição atmosférica devido ao uso do carvão causou elevado número de mortes e deixou milhares de doentes em Londres, durante "o grande nevoeiro de 1952".

Veja a fumação que causa a queima do carvão mineral:


Os maiores produtores

O maior produtore é a Manchúria, China, sendo que a maior jazida é na Sibéria, Rússia. Outros lugares que se destacam são o Vale do Ruhr, na Alemanha e os Montes Apalaches, nos Estados Unidos.
No Brasil não tem grande quantidade de energia por carvão mineral, por o Brasil possuir o tipo Hulha, que não é de grande qualidade; porém o carvão é preduzido no Vale do Tubarão, Santa Catarina, onde há uma Termelétrica chamada Jorge Lacerda e, também, no Baixo Jacuí (São Gerenino, Charqueadas), com a Termelétrica de nome Presidente Medici, no Rio Grande do Sul.

2 comentários:

  1. Olá boa tarde,
    Sou estudante de engenharia de Petroleo e gás!
    Estou no 1°ano e tenho que fazer um trabalho sobre fonte de energia fóssil sobre o carvão mineral queria sabe se vocês desse poderia me fornecer algum material ou sugestão de onde encontro.
    Segue meu e-mail de dantasandreo@hotmail.com

    Desde já agradeço a atenção de todos...
    Obriado...

    ResponderExcluir
  2. ola! adorei o q vcs explicaram, muito bom mesmo estou fazendo uma pesquisa e encontrei tudo aqui estão de parabéns
    abraços

    ResponderExcluir